domingo, 13 de junho de 2010

A dificuldade do Jornalismo Comunitário..

Eu e minhas colegas da faculdade tivemos a oportuniadade de tentar exercer o jornalismo comunitário e pudemos perceber o quanto isso é uma tarefa árdua. Visitamos uma comunidade aqui em Salvador e cada grupo escolheu um meio de produção, minha equipe escolheu o jornal impresso,o que a princípio foi a melhor escolha possível já que todas temos facilidade com a escrita.
A grande dificuldade é  interagir com a comunidade, as pessoas tem medo de conversar,falar sobre qualquer assunto que envolva a comunidade, principalmente quando falamos que é para um  meio de comunicação. Foi dificil conseguir entrevistas e ouvir dos moradores os problemas enfrentados pelo bairro.
No entanto, foi muito bom conhecer um outro mundo, que vai muito além do nosso dia a dia, foi ótimo conhecer outras pessoas, saber os problemas enfrentados por elas e tentar de alguma maneira ajudar na divulgação dos projetos sociais do bairro.
É importante que nós, futuros jornalistas, possamos entender o verdadeiro papel do jornalismo comunitário, que se baseia na identificação de interesses, opiniões e posicionamentos dos jornalistas com a comunidade.
Acima de tudo, perceber que a prática jornalística, vai muito além do glamour apresentado nos grandes telejornais.
E por tudo isso cada dia eu acho mais apaixonante essa profissão.

Ps: Por alguns problemas o jornal ainda não está disponível. Assim que tiver coloco aqui!E também quando eu souber como!rsrsrs

3 comentários:

  1. Nem me fale! Traumatizei com a Rádio Comunitária... rs sr rs...
    Ótimo texto e excelente jornal Tamires!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Célia..
    ah, os traumas tb passam..rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Filosofia e quadrinhos: os vazios silenciosos no coração dos super-heróis

    Por Marcus Ramone – do Universo HQ 13-01-2011



    O primeiro dos dois volumes da coleção Os "vazios silenciosos" no coração dos super-heróis - escritos pelo pernambucano Cláudio Clécio Vidal e baseados na dissertação de mestrado que o autor defendeu em 2006 - está disponível gratuitamente para download ou leitura online em : http://cleciovidal.blogspot.com/

    A obra, que faz referência às ideias de vários pensadores, como Hegel e Michel Foucault, investiga os super-heróis norte-americanos e japoneses sob a ótica da filosofia, destacando que o coração desses personagens "pode funcionar como um espelho por meio do qual o edifício filosófico encara suas fraturas, contradições e vazios: suas crises de identidade".

    "As narrativas de super-heróis, encaradas como representações imagéticas de conceitos abstratos - ou alegorias -, comportam-se como uma espécie de evangelho apócrifo, contrapondo-se a interpretações canônicas de noções filosóficas", anota o press release do lançamento.

    Com capa desenvolvida sobre arte de Jae Lee, Os "vazios silenciosos" no coração dos super-heróis - Volume 1 traz diversas imagens e excertos de histórias em quadrinhos, ilustrando as 172 páginas do livro.

    Vídeo de lançamento do e-book: http://www.youtube.com/watch?v=twLPLTXXH8o

    ResponderExcluir