quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A menina que roubava livros


Quando vi esse livro na prateleira de uma livraria, uma frase na capa me chamou atenção “Quando a morte conta uma história você deve parar para ler”. Que mórbido, pensei. Mas, felizmente fui vencida pela curiosidade e comprei o livro.
A morte do livro de Markus Zusak, conta de maneira sutil e com uma bela pitada de humor a história de Liesel Meminger, uma garota que encontrou com a narradora diversas vezes em sua vida e foi curiosamente observada pela acolhedora de almas. Toda a narração se passa numa época de bombardeios, em plena Alemanha nazista da 2ª Guerra mundial.
O livro retrata de maneira bastante original a vida de pessoas que perdem suas esperanças em meio a sofrimentos e horrores, e ainda assim conseguem preservar valores como respeito, amor, solidariedade. Uma história diferente que te conta boa parte do fim no meio da leitura, e mesmo assim você ainda deseja continuar a ler.
Os personagens são fenomenais. Uma menina fascinada pela magia das letras. Um judeu com imaginação tão brilhante a ponto de se transferir diversas vezes para um boxe para lutar com o Hitler. Um garoto alemão que imagina ser Jesse Owens. Um acordeonista que dribla a morte algumas vezes, entre outros.
Com um final surpreendentemente emocionante, A menina que roubava livros, consegue misturar sentimentos. É quebrada a tensão em relação à morte e ela é associada diversas vezes a brutalidade e beleza. Markus Suzak nos lembra a importância das palavras, principalmente numa época em que elas conseguiram levar as pessoas a acreditar, assim como levá-las a tomar atitudes.
Tragicamente lindo, é assim que eu me refiro a esse livro. Uma descrição sensível e detalhada de uma história cheia de emoções. E no fim uma frase que me recordarei sempre “Os seres humanos me assombram”.

4 comentários:

  1. Hum..
    deu vontade de correr numa livraria e comprar esse livro!

    ResponderExcluir
  2. A mim também eles assombram...e o pior é que sou um deles.

    ResponderExcluir
  3. Tamires, vá em celiamota.wordpress.com, penso em escrever Crônicas e poesias lá.

    ResponderExcluir
  4. Olá Tamires,
    Vim te parabenizar, pois depois de correr alguns blog, percebi que sua crítica foi a melhor de todas que já li sobre o livro! Estou lendo e faço de minhas palavras as suas! Bjs e continua a escrever menina!! rs

    ResponderExcluir