domingo, 20 de setembro de 2009

Ser baiano é ser preguiçoso?

A imagem do Brasil em relação aos baianos é deturpada e preconceituosa, as pessoas acreditam que na Bahia é só festa, que baiano é preguiçoso, vai à praia todos os dias e que a música daqui é ruim. Com isso, o estado sofre muita discriminação, é alvo de chacota e seus moradores são taxados com vários apelidos e mal vistos em vários lugares aonde chegam.Afinal, a Bahia vive em clima de “festa eterna”.
O que muita gente não sabe é que são nesses períodos de festa que mais a população trabalha. Como uma boa parte mão - de- obra baiana é de trabalho informal, as festas são uma oportunidade de trabalho. Aqui, quem se diverte muito mais é o turista.
Não se sabe como essa imagem da preguiça baiana surgiu e se consolidou. Mas, é fato que essa visão tem um teor racista. É também bastante notável que muita gente se aproveita disso, a indústria do turismo, por exemplo, que incorporou a imagem para vender uma idéia de lazer permanente.Claro que muitos baianos também contribuem para esses perfis construídos historicamente e reforçados pela mídia. Até por que acreditam ser engraçado esses discursos.
Está na hora de mudar essa visão preconceituosa de que baiano é sinônimo de preguiça, sombra e água fresca. Baiano é um povo trabalhador, é claro que existe sim, gente que não faz nada, mas isso é normal de qualquer região. A Bahia possui uma economia que se destaca no nordeste, boas universidades e muito mais. E todos nós sabemos o quanto trabalhamos.

3 comentários:

  1. É isso aí garota! Concordo plenamente!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordar eu concordo também,você questiona bem as coisas, mas ressalto, baiano está sempre reclamando: "Do sistema público a festa na invasão" (Barros,2009)

    ResponderExcluir
  3. Concordo Tamires...
    Sou carioca, mas minha mãe é baiana, já morei na Bahia e sei o quanto esse povo é ralador. Muita gente zoa, mas e daí? É na simplicidade do povo que se descobre a grandeza de uma nação.

    Grande abraços poetisa.

    ResponderExcluir